Como solicitar e desbloquear o Cartão do Auxílio Brasil


O novo Cartão do Auxílio Brasil já está sendo fornecido aos beneficiários. A ferramenta está sendo atribuída progressivamente com base nas solicitações prioritárias do Ministério da Cidadania. Uma das funções mais exigidas implementada no aparelho é o chip, que promete uma nova forma de movimentar a quantidade de Auxílio Brasil.

Segundo o governo, a partir de novembro de 2021, os beneficiários participantes do programa vão receber inicialmente o Cartão do Auxílio Brasil, que será distribuído para aproximadamente 6,6 milhões de famílias.

As primeiras famílias beneficiadas são aquelas que moram em cidades sem canais de pagamento da Caixa ou que estejam com os meios sobrecarregados. O Cartão do Auxílio Brasil é entregue com segurança por meio dos Correios.

Novo cartão com alternativa de débito

Além do saque parcial ou total do benefício em toda a rede de pagamentos da Caixa Econômica e Banco 24 horas, o novo cartão também permite que os usuários realizem compras em instituições na função de débito.

O Cartão do Auxílio Brasil como receber?

Não há forma de pedido do Cartão do Auxílio Brasil. As entregas estão sendo efetuadas primeiro para os últimos contemplados recentemente. No mês passado, o governo acrescentou 2,2 milhões de pessoas novas ao grupo, que agora estão recebendo o benefício.

Assim, quem já está no Bolsa Família e utiliza o cartão normalmente deve ser o último a ter o novo liberado e mandado. Não é necessário ir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para pedir um novo cartão, porque ele chega no endereço do beneficiário por meio do correio, sem taxa.

No entanto, para quem ainda não recebeu o novo Cartão do Auxílio Brasil, pode continuar utilizando o cartão antigo, ou utilizar os serviços livres no app da Poupança Social do Caixa TEM.

Qual o objetivo da troca dos cartões do Auxílio Brasil?

O objetivo do Governo para a substituição dos cartões é que deste modo, o recurso chegue ao beneficiário com mais facilidade, pois com ele as compras podem ser feitas na função de débito e o saque em banco 24 horas. A distribuição do novo Cartão do Auxílio Brasil é a seguinte:

  1. Para cidadãos residentes em cidades sem canais de pagamento da Caixa ou em cidades com elevado número de unidades de pagamento sobrecarregadas;
  1. Para os beneficiários que recebem somente por meio da poupança social Caixa Tem;
  1. Para quem ingressou no programa Auxílio Brasil a partir de novembro de 2021;
  1. Para quem já está inscrito no programa, porém, recebe por meio do Cartão do Auxílio Brasil.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a nova leva já está sendo confiado para os beneficiários que utilizavam a versão antiga do cartão.

O Cartão do Auxílio Brasil como desbloquear?

Disque 111 — atendimento Caixa Auxílio Brasil para desbloquear o cartão. Ao fazer uma ligação, o beneficiário deve confirmar seu NIS (número de identificação social), CPF e RG, bem como as informações contidas no próprio cartão.

Em seguida da realização da chamada, o cidadão deve dirigir-se à unidade lotérica ou agência do Banco Caixa para apresentar seu documento de identificação para a conclusão do desbloqueio e cadastramento/recadastramento.

O envio do Cartão do Auxílio Brasil pode ser rastreado por meio da Central de Atendimento Caixa. Basta ligar para 4004 0104 (capital e regiões metropolitanas) ou 0800 1040104 (outros locais).

Leia também:

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é atribuído com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS), independentemente do número depois do hífen. Veja abaixo as datas:

Final do NISSetembroOutubroNovembroDezembro
119/set18/out17/nov12/dez
220/set19/out18/nov13/dez
321/set20/out21/nov14/dez
422/set21/out22/nov15/dez
523/set24/out23/nov16/dez
626/set25/out24/nov19/dez
727/set26/out25/nov20/dez
828/set27/out28/nov21/dez
929/set28/out29/nov22/dez
030/set31/out30/nov23/dez

A data de pagamento: como conferir?

Os beneficiados por meio do Auxílio Brasil podem conferir a data de pagamento do benefício:

Através do telefone:

  • O beneficiário poderá entrar em contato por meio do telefone 121, do Ministério da Cidadania;
  • Além disso, o beneficiário pode também entrar em contato por meio da central de atendimento da Caixa, através do telefone 111.

Através de apps:

  • Antes de tudo, por meio do app Auxílio Brasil (livre para download de graça para iOS e Android);
  • Enfim, através do app Caixa Tem (livre para download de graça para Android e iOS).

Fonte: conteúdo retirado dos sites “www.acheconcursos.com.br” / “noticiasconcursos.com.br”.