O que está causando a inflação? Entenda o aumento de preços


Quando os valores das coisas voltam, para aumentar, isso significa que a inflação do país está alta. Nesse sentido, no Brasil atualmente está sendo possível perceber que os consumidores estão pagando cada vez mais caro quando vão realizar compras de seus produtos. O Índice de preços ao consumidor amplo (IPCA), é o que indica a porcentagem da inflação, nesse sentido em abril deste ano o IPCA atingiu 1,06% sendo a maior taxa registrada desde 1996.

Veja também:

Empréstimo Acordo Certo – Veja como é simples solicitar! – PCiclo (primeirociclo.com)

Empréstimo Help para Negativado – Veja como pedir – PCiclo (primeirociclo.com)

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) o índice de difusão do IPCA foi de 78,3% sendo o maior desde janeiro de 2003. Então, o índice de difusão serve para medir a quantidade de produtos e serviços que estão dentro do IPCA que registrou aumento do preço em determinado mês.

Nesse sentido, existe cerca de 377 produtos monitorados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística para medir a inflação dos produtos.

Então, eles analisam o preço de vários produtos e realizam estudos para realizar a porcentagem de quanto as coisas aumentaram e tentar entender o motivo desse aumento.

Sendo assim, recentemente você deve ter ido ao mercado e ter se deparado com o preço dos alimentos e produto muito maior do que outras vezes em que você foi.

Além disso, os combustíveis de veículos em casa também aumentaram bastante, por exemplo, o gás de botijão, gasolina, etanol, entre outros.

Um dos principais motivos da inflação: 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia estatística é possível perceber que a inflação foi aumentando principalmente nos últimos meses.

Antes de começar a pandemia, em fevereiro de 2020, o indicador de difusão estava em 49,3%, porém caíram um pouco, chegando a 43% em maio de 2020.

Porém, em junho já começou a subir novamente, fazendo com que chegue até os 78,3% que está atualmente.

Segundo especialista na área existem diversos fatores que influenciam no aumento desse preço, a inflação alta produz uma difusão alta, e a difusão alta faz com que a desaceleração da inflação demore mais.

Ou seja, tantos serviços como os produtos influenciam no preço final das coisas, fazendo com que a inflação acabe chegando em diversos produtos.

Sendo assim, fica difícil que os consumidores realizem a substituição dos produtos, isso porque quase tudo recebe aumento, fazendo com que não haja nada barato.

Por exemplo, no mês de abril, diversos produtos tiveram aumento, a alcatra teve um aumento de 0,78%, o patinho teve alta de 1,85% e o frango aumentou cerca de 2,39%, até ovo de galinha recebeu um aumento de 2,19%.

Sendo assim, é possível perceber que com a inflação alta não é possível realizar a substituição de produtos, pois tudo recebe aumento de uma forma ou outra, fazendo com que seu dinheiro dure cada vez menos.

Qual o motivo da inflação ter se espalhado?

De acordo com o economista Fábio Romão, ele afirma que a inflação se espalhou por causa de choques, por exemplo, eventos econômicos inesperados que ocorreram nos últimos meses.

O primeiro a ser citado foi a pandemia do COVID, que primeiramente aumentou os preços das matérias-primas, petróleo, milho e soja, entre outros produtos específicos para o uso, como a área de Automotivos.

Além disso, existiram outras situações que fizeram com que a inflação se espalhasse, por exemplo, a seca, que fez com que aumentasse o custo da energia e dos alimentos.

Outro evento, foi a guerra entre a Rússia e a Ucrânia que ainda está ocorrendo e influenciando na inflação em diversos serviços e produtos.

Também os lockdowns que estão sendo realizados na China, que faz com que o envio de mercadorias e produtos para outros locais, incluindo o Brasil, seja dificultado e causando inflação maior.

Além disso, com a volta da circulação pelas cidades, por exemplo, no Brasil que as pessoas já estão vacinadas, a demanda dos serviços estão sendo crescente e também influência no preço.

Dessa forma, é possível perceber que todos os eventos que ocorrerem poderão influenciar na inflação nos produtos.

Por quanto tempo a inflação continuará alta?

Segundo especialistas na área, a difusão poderá diminuir a partir do segundo semestre deste ano.

Porém, como já foi citado, diversos fatores influenciam para que a inflação aumente ou diminua.

Dessa forma, segundo estudos e cálculos poderá diminuir a partir do segundo semestre, entretanto, não se sabe os eventos que podem ocorrer até lá fazendo com que a inflação possa continuar alta ou diminuir ser o esperado.

Segundo outros especialistas também esse alívio da inflação pode ocorrer somente no início de 2023, pois a desaceleração da inflação pode ser um pouco mais lenta.