Consultar Auxílio Brasil: Agora é possível pela internet!


Os inscritos no Auxílio Brasil podem fazer consulta para saber se vão receber no mês de abril. O Ministério da Cidadania liberou a consulta para que os inscritos possam acessar todos os detalhes sobre o Auxílio Brasil.

Veja também:

Programa Nome Limpo: Crédito de R$ 100 milhões para empresas negativadas – PCiclo (primeirociclo.com)

Empréstimo Caixa Tem de até R$ 3 mil; confira como funciona – PCiclo (primeirociclo.com)

Portabilidade do FGTS para saque aniversário: Entenda como funciona – PCiclo (primeirociclo.com)

Desde que o calendário de pagamento do novo programa foi anunciado, milhares de pessoas têm procurado os Centros de Assistência Social em várias cidades para verificar se estão na lista de aprovados ou não. 

Através do aplicativo do Auxílio Brasil lançado pelo governo, os beneficiários podem consultar detalhes do auxílio que irão receber. Para ter acesso, os beneficiários precisam fazer o download do app em seu celular Android ou iOS. Após fazer o download, os usuários precisam entrar com seu CPF para poder consultar seu auxílio.

O cidadão também pode verificar se tem direito ao Auxílio ligando para a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania através do número 121.

Foi informado pelo governo que as pessoas não precisam fazer novo cadastro para receber o Auxílio Brasil. O cadastro é averiguado pelo governo mensalmente para verificar se as famílias continuam seguindo os critérios para continuar recebendo o auxílio.

Com isso, muitas famílias acabam deixando o programa e outras são adicionadas em seu lugar. Os beneficiários do Bolsa Família que estavam na folha de pagamento do Programa de outubro de 2021 são migrados para o Auxílio Brasil, com exceção daquelas, onde em qualquer momento do mês de outubro foi descumprido as regras de gestão de benefícios do Programa Bolsa Família. 

A folha de pagamento do benefício incluiu já no primeiro mês de 2022, mais de 3 milhões de famílias, chegando a 17,5 milhões de pessoas contempladas e acabando com a fila de espera do programa social. No entanto, já em fevereiro, o alcance do programa foi ampliado novamente com a introdução de 556 novas famílias. De acordo com a pasta, o governo zerou a fila mais uma vez apenas no segundo mês do ano. O calendário do Auxílio Brasil teve início no dia 14 de abril para mais de 18 milhões de brasileiros.

Foi comunicado também pela pasta da Cidadania que é preciso fazer uma atualização do Cadastro Único para poder ter direito ao Auxílio Brasil em 2021. Só será necessário fazer a atualização do cadastro, os beneficiários que estão desatualizados. Os beneficiários que atualizaram seu cadastro a menos de 2 anos e não tenha havido nenhuma mudança de endereço, renda ou outras informações da família não é necessário atualizar novamente.

Como posso saber se estou no Cadúnico?

As pessoas que desejarem saber se estão cadastradas no Cadúnico, devem ligar para o número 0800 707 2003. A ligação não tem nenhum custo e o atendimento funciona das 07 às 19h, de segunda a sexta-feira e nos finais de semana e feriados o atendimento acontece das 10h às 16 h.

Quem faz e coordena o Cadúnico são as prefeituras, que fazem a análise do beneficiário e inserem seus dados pessoais no sistema do governo. No entanto, o cadúnico é operado pela Caixa, que realiza os pagamentos dos benefícios.

Datas do Auxílio Brasil para o mês de março

Já tem data marcada para a terceira parcela do Auxílio Brasil em 2022. Cerca de 18,05 milhões de beneficiários vão receber o Auxílio Brasil na folha, a partir da sexta-feira, 18 de março

O novo calendário irá seguir as mesmas datas definidas para o pagamento do Bolsa Família, o depósito será feito sempre na última quinzena de cada mês. Veja a seguir o novo calendário:

Nis final 1depósito dia 18 de março
Nis final 2depósito dia 21 de março
Nis final 3depósito dia 22 de março
Nis final 4depósito 23 de março
Nis final 5depósito 24 de março
Nis final 6depósito 25 de março
Nis final 7depósito dia 28 de março
Nis final  8depósito dia 29 de março
Nis final 9depósito dia 30 de março
Nis final 0depósito dia 31 de março

Os beneficiários terão seu Auxílio Brasil depositado em sua conta poupança social digital, conta corrente de depósito à vista e conta contábil.

Os valores serão creditados em conta contábil apenas nos casos onde o beneficiário familiar não possuir nenhuma das outras modalidades de conta bancária ou escolha receber através deste meio.

Os beneficiários poderão sacar o Auxílio Brasil através do seu cartão Bolsa Família até que um novo cartão seja emitido. O beneficiário pode abrir sua conta poupança digital para receber seu Auxílio Brasil de forma automática. O Auxílio Brasil pode ser sacado no prazo de 120 dias após o depósito dos valores.

Fonte: Ache Concursos