Nesta última quinta-feira a Receita Federal realizou o pagamento do segundo lote de pagamento da restituição do imposto de renda. Foram beneficiados 4,25 milhões de contribuintes, com um custo de R $6,3 bilhões.
O pagamento é realizado em cinco lotes, porém, os que ainda não foram incluídos nos dois primeiros ainda podem ter a chance de receber. No recente pagamento da restituição do IR, os beneficiados foram os contribuintes de prioridade legal. Isso inclui, idosos e pessoas com deficiência. Além daqueles que enviaram a declaração do Imposto de Renda na data de 19 de março deste ano.
Veja também:
Confira tudo sobre o novo Vale-Gás mensal e se você tem direito – PCiclo (primeirociclo.com)
PIX Parcelado – Tudo o que você precisa saber para tirar suas dúvidas – PCiclo (primeirociclo.com)
PEC dos Auxílios – Tudo o que você precisa saber sobre a PEC Kamikaze – PCiclo (primeirociclo.com)
O valor pago para essas pessoas, teve um reajuste de 1% comparado ao que foi divulgado no dia de envio da declaração. A taxa Selic é usada como base da quantia, e também será aplicada nos três próximos lotes.
O pagamento que foi iniciado em maio deverá ser finalizado em setembro. Serão beneficiados os que enviaram os documentos este ano e os contribuintes de lotes residuais. Ou seja, declarações do ano anterior, mas que foram recentemente corrigidas.
Como consultar o pagamento da restituição do IR 2022
Na hora que a declaração do Imposto de Renda é enviada, o sistema indica se a pessoa tem direito à restituição e o valor que receberá. Porém, não é possível dar uma previsão exata de quando esse valor deve cair na conta do contribuinte. Portanto, as pessoas que desejarem, podem fazer a consulta no sistema da Receita Federal, dessa forma é possível descobrir quando o valor deve cair na conta. Veja o passo a passo:
Primeiramente é necessário acessar o site da Receita Federal e escolher a opção “Imposto de Renda”;
A seguir, clique na opção “Consulta restituições”;
No próximo passo, preencha um formulário inserindo seu CPF e sua data de nascimento;
Por fim, o sistema deve informar a previsão de pagamento.
Caso o beneficiário não faça o resgate do dinheiro dentro do prazo de um ano, este deverá solicitar o resgate através do Banco Central do Brasil. Para isso, basta acessar o portal de restituição do BB ou se dirigir até uma agência mais próxima.
Veja o calendário de pagamentos:
Está acontecendo o pagamento do segundo lote. Portanto, ainda restam três lotes a serem repassados.
As datas são: 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.
Restituição IR 2022: quem tem direito?
A ordem de liberação da restituição do Imposto de Renda 2022 deve seguir uma fila do sistema. Ou seja, as pessoas que realizaram a declaração logo no início do calendário devem receber a restituição de forma mais rápida.
Através da declaração, a Receita Federal possui as informações necessárias para a devolução do valor. Porém, todos os gastos,pagamentos e investimentos precisam ser informados na hora de fazer a declaração.
Também precisam ser declarados os gastos com saúde e educação do declarante e dos seus dependentes, todas as informações precisam estar disponíveis no documento. Se o declarante vendeu ou comprou imóveis e automóveis, lotes,áreas, tudo deve estar contido na declaração, não pode faltar nenhuma informação. Assim que é feita a análise dos tributos, rendimentos e aquisições de valores, o sistema faz a liberação ou não da restituição do Imposto de Renda 2022. Segundo o órgão, os professores, aposentados e pessoas com deficiência têm direito a receber sua restituição de forma antecipada.
Dessa forma, os brasileiros ou estrangeiros residentes aqui no Brasil que pagaram tributos além do necessário, irão receber a restituição de acordo com o cálculo da Receita Federal.
Fonte: fdr
Veja mais