Como funciona o 5G – Qual a diferença e quem vai ter acesso à tecnologia


Brasília se tornou a primeira capital do país a contar com o 5G. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona o 5G. Desse modo, o 5G consiste na versão pura da tecnologia, que fornece mais velocidade a envio de arquivos, conexões e mais.

Veja também:

Tire todas as suas dúvidas sobre a PEC dos Auxílios – PCiclo (primeirociclo.com)

Veja como vai funcionar o Empréstimo consignado do Auxílio Brasil – PCiclo (primeirociclo.com)

Qual o melhor para investir agora: Conta digital ou Tesouro Selic – PCiclo (primeirociclo.com)

Em larga escala, só está disponível o 5G DSS, uma versão do 5G mais limitado, como uma espécia de transição entre a quarta e quinta geração da rede. Mas, segundo a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações em uma segunda etapa, as capitais: João Pessoa, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, irão receber o 5G, só não foi definida data.

Contudo, a boa notícia, é que o prazo máximo para que todas as capitais do Brasil recebam o 5G é até 29 de setembro de 2022. E a previsão é que o 5G chegue a todas as cidades brasileiras em dezembro de 2029.

Ademais, o 5G, promete uma revolução tecnológica com conexão com velocidades muito, muito rápidas, avanços na tecnologia como carros que dirigem só e possibilidade de ligar diversos objetos a internet simultaneamente.

O que é e como funciona o 5G?

O 5G é a nova geração de internet móvel, consiste em uma evolução da conexão atual, o 4G.

Desse modo, como funciona o 5G, basicamente, é uma internet móvel com mais velocidade para enviar e baixar arquivos, torna as conexões mais estáveis e diminui o tempo de resposta entre dispositivos diferentes.

Além disso, a evolução da rede para o 5G possibilita conectar diversos objetos a internet simultaneamente, carro, celular, relógio, semáforo.

E embora tudo isso já possa ser ligado ao 4G, é esperado que haja uma melhoria trazida pela conexão 5G.

O que significa: GHz, Mbps, MHz e Gbps?

Para entender como funciona o 5G é importante conhecer o significado dos seguintes termos:

  • Hz: significa hertz, e consiste na unidade de medida de frequência de ondas, e equivale a um ciclo por segundo;
  • MHz: significa megahertz e basicamente representa 1 milhão de hertz, ou seja, consiste em 1 milhão de ciclos por segundo;
  • GHz: significa gigahertz e representa 1 bilhão de hertz, ou seja, consiste em 1 bilhão de ciclos por segundo;
  • Bps: significa bits por segundo e consiste na menor unidade medida de transmissão de informações por segundo;
  • Mbps: significa megabits por segundo, ou seja, representa 1 milhão de bits por segundo;
  • Gbps: significa gigabits por segundo, ou seja, representa 1 bilhão de bits por segundo.

Diferença entre o 4G e 5G

Na prática, como funciona o 5G e como funciona o 4G, precisa ser exemplificado, para que você entenda a diferença.

Inicialmente, a média de velocidade do 4G no país, é de 17,1 megabits por segundo, considerando às quatro maiores operadoras do Brasil e conforme relatório divulgado pela OpenSignal em 2021.

Mas, é importante mencionar que o valor pode variar de acordo com a operadora usada, região e horária que o usuário acessa a rede.

Uma conexão 4G, com uma performance considerada excepcional, chega próximo de 100 megabits por segundo.

Já o 5G, pode chegar a 1 e 10 Gbps, ou seja, uma diferença perceptível de até 100 vezes ou mais, quando comparado como 4G.

Embora, nem sempre o 5G chegue a sua velocidade absoluta, ainda sim, representa uma melhora significativa.

Além disso, como funciona o 5G, inclui a promessa de baixa latência, isso significa que melhorar o tempo mínimo de resposta entre um dispositivo e os servidores da internet, sem aparecer os famosos delay.

Para exemplificar, no 4G a boa latência chega entre 50 e 70 milissegundos, já no 5G, fica em torno de 1 a 5 milissegundos. Ou seja, o tempo no qual a informação percorre uma rede é reduzida em 10 vezes.

Por fim, as últimas diferenças é que o 5G permitirá muito mais dispositivos ligados simultaneamente; a conexão será mais confiável, uma vez que o dispositivo poderá se conectar com mais de uma antena por vez.

O que o 5G vai permitir?

Você já descobriu como funciona o 5G, agora vamos falar sobre o que ele irá permitir.

Nesse sentido, as melhorias de velocidade que o 5G proporciona, permite uma confiança e tempo de resposta que abrem um leque de aplicações.

Desse modo, tecnologias como telemedicina e carros autônomos devem avançar com essa nova tecnologia, assim como a indústria 4.0, com sua linha de produção automatizada.

Por exemplo, cirurgias realizadas de forma remota, serão mais confiáveis, quando a rede fornecer um tempo de resposta mínimo.

Na prática, existem carros autônomos, por exemplo, contudo, o tempo de resposta do 4G não é suficientemente veloz para evitar que ocorram acidentes em contextos extremos, assim como não suportam muitos dispositivos conectados simultaneamente.

Além disso, o 5G também poderá revolucionar os smartphone, porque as altas velocidades irão permitir que o processamento de tarefas deixe de ser feito no chip e seja realizado em nuvem.

Fonte: G1 Globo