Segundo informações recebidas nos últimos dias, o governo Bolsonaro pretende ampliar o programa vale-gás mensal para famílias de baixa renda. Atualmente, os programas sociais são pagos apenas nos meses pares (fevereiro, abril, junho, etc.) e atendem mais de 5 milhões de famílias carentes. No entanto, de acordo com o governo federal, a ideia é alterar o momento dos pagamentos. Então, para saber mais, confira a seguir.
Veja também:
Como Consultar Saldo PIS PASEP Esquecido – Confira! – PCiclo (primeirociclo.com)
Auxílio Brasil R$ 600: Governo anuncia novas regras de saque – PCiclo (primeirociclo.com)
Vale Gás pode mudar: quem terá direito aos novos benefícios?
Então, segundo o governo, a ideia original era pagar o benefício mensalmente, mas dobrou de valor em relação ao valor pago agora. Assim, os vales de gás serão repassados mensalmente, com valor equivalente a 100% do preço médio de um botijão de gás de 13kg. Além disso, o governo provavelmente mudará as regras para incluir mais famílias no esquema. Existem vários critérios atuais para receber os benefícios, incluindo a adesão ao Cadastro Único ao governo e uma renda familiar per capita de não mais que meio salário mínimo, que é de 606 reais. Por fim, em junho, foi liberado o novo benefício parcial na família beneficiária. Neste mês, metade do valor dos botijões em junho foi de 53 reais, conforme determinação da ANP. Portanto, este é o valor pago ao beneficiário. O próximo pagamento será feito no dia 29 de junho para aqueles com NIS 9 final. No dia 30 de junho, serão emitidos Vouchers Gás para quem ficar com NIS 0.
valor do auxilio
O valor do Auxílio Gás dos Brasileiros, concedido pelo governo federal, pode dobrar em agosto para 120 reais dos atuais 60 reais. Esta proposta está incluída no texto da PEC 1/2022, que foi aprovada pelo Bundesrat. Além da expansão da Vale Gás, o PEC prevê aumento do valor do Auxílio Brasil; assistência a caminhoneiros e taxistas; transporte público gratuito para idosos; indenização aos estados que concedem créditos tributários de etanol; e fortalecimento do Alimenta Brasil programa.
Em relação ao gás auxiliar, recomenda-se levar 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13kg como referência para o valor da parcela. Hoje, o ganho equivale a 50% desse patamar, que é calculado regularmente pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O Ministério da Cidadania envia os recursos, e a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do Auxílio Gás para as pessoas selecionadas e por disponibilizar um canal de atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o cancelamento dos benefícios.
Auxílio Gás: Quem tem direito a ele
Para receber o Auxílio Gás, as famílias devem estar cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Esse benefício também é pago às unidades familiares com membros beneficiários do BPC (Benefício Continuado).
Vale lembrar que a inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não significa a adesão imediata da família ao programa, nem o acesso aos benefícios. Saiba como se cadastrar no CadÚnico.
Famílias de mulheres vítimas de violência doméstica com proteções emergenciais preferiram receber o gás Vale do governo federal.
Assistência de Gás: Consultoria
Os beneficiários poderão consultar o pagamento dos benefícios pelos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem. Confira o passo a passo abaixo:
Acesse os aplicativos Caixa Tem ou Auxílio Brasil;
Insira seu fundo de previdência e insira a senha de registro. Se você ainda não tem um login, você precisa criá-lo;
Vá para a página inicial do aplicativo e clique em “Visualizar valores”
Você também pode ligar para 111 (Caixa) ou 121 (Cidadania) para consultas de assistência social. Em ambos os casos, você precisará notificar seu CPF.
Em relação ao gás auxiliar, recomenda-se levar 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13kg como referência para o valor da parcela. Hoje, o ganho equivale a 50% desse patamar, que é calculado regularmente pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O Ministério da Cidadania envia os recursos, e a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do Auxílio Gás aos selecionados e disponibiliza um canal de atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o cancelamento dos benefícios.
O valor do Auxílio Gás dos Brasileiros, concedido pelo governo federal, pode dobrar em agosto para 120 reais dos atuais 60 reais. A proposta foi incluída no texto da PEC 1/2022, que foi aprovada pelo Bundesrat. Além da expansão da Vale Gás, o PEC prevê aumento do valor do Auxílio Brasil; assistência a caminhoneiros e taxistas; transporte público gratuito para idosos; indenização aos estados que concedem créditos tributários de etanol; e fortalecimento do Alimenta Brasil programa.
fontes:
Veja mais