Golpe da portabilidade: O que é, como acontece e como se prevenir


Qualquer conselho favorável para reduzir os juros do crédito consignado é convincente nos dias de hoje, não? No entanto, por trás dessa promessa atraente está um golpe de portabilidade. Você tem dívidas, quer reduzi-las e encontra uma “solução”: a portabilidade. Mas é um sucesso! Em vez de resolver seus problemas e diminuir seus pagamentos mensais, você acaba contraindo mais dívidas do que já tem.

Veja também:

Consultar Auxílio Brasil: Agora é possível pela internet! – PCiclo (primeirociclo.com)

Programa Nome Limpo: Crédito de R$ 100 milhões para empresas negativadas – PCiclo (primeirociclo.com)

Empréstimo Caixa Tem de até R$ 3 mil; confira como funciona – PCiclo (primeirociclo.com)

Este é o famoso golpe de portabilidade. Isso acontece com tanta frequência que muitos servidores públicos, aposentados e pensionistas estão sofrendo enormes perdas financeiras e dores de cabeça.

Se você cair em um golpe de portabilidade e não fizer nada, suas perdas financeiras continuarão. Ou pior ainda… mas existe uma solução e nós vamos ajudá-lo a resolver o seu problema. Neste artigo, explico tudo o que você precisa saber sobre as fraudes da portabilidade do empréstimo consignado.

O que é a portabilidade do empréstimo consignado?

A portabilidade do crédito consignado é a transferência de um contrato de crédito de uma instituição financeira para outra a pedido do cliente. Com isso, você pode negociar melhores taxas de empréstimo consignado com novas instituições financeiras. Essa operação é super comum e eficaz, mas às vezes a operação não é o que você deseja. Você quer reduzir sua dívida, mas acaba com mais.

Imagine a seguinte situação:

Você tem dívida de empréstimo consignado para o “Banco SuperBomDemais”.

Depois de um tempo, você receberá excelentes conselhos do “Banco + Dinheiro Já” para reduzir os juros e o valor das mensalidades.

Ao aderir ao “Banco + Dinheiro Já”, pretende obter a portabilidade do seu empréstimo salarial para garantir esta redução.

Em seguida, faça um novo empréstimo para pagar o empréstimo anterior.

No entanto, o empréstimo anterior não foi quitado e você deve tanto ao “Banco SuperBomDemais quanto ao Banco +DinheiroJá”.

Foi exatamente o que aconteceu no esquema da portabilidade do empréstimo consignado.

Se essa é a sua situação, você precisa corrigi-la o quanto antes para que suas perdas financeiras não se agravem e sua maior dor de cabeça seja dar a volta por cima. Aqui, atendemos centenas de pessoas que ficaram extremamente frustradas e angustiadas depois de cair em um golpe de portabilidade.

Como é feita a portabilidade do empréstimo salarial?

Os golpistas estão constantemente inovando na maneira como aplicam golpes de portabilidade.

Com o aumento da banca por meio dos canais digitais, isso facilita a aplicação desse golpe.

Então vamos ficar espertos mostrando passo a passo o que os bandidos fazem para te dar portabilidade:

Você recebe uma mensagem de alguém fingindo ser um “consultor financeiro” e alegando estar trabalhando com um agente bancário em uma instituição financeira específica.

Essa mensagem inicial recebida já contém todas as informações sobre seu empréstimo consignado, incluindo quantidade, valor da parcela e valor pago.

Você acha que esta é uma operação segura porque este “assessor financeiro” lhe deu todas as informações sobre o seu empréstimo consignado.

Com isso, o golpista ofereceu alívio da dívida para outra instituição financeira (com uma oferta bastante atrativa, prometendo até aceitar “troco”).

Confiando em todas as informações e desejando reduzir a dívida e ainda obter um determinado valor por meio dessa transação, você concorda em fazer valer a portabilidade do seu empréstimo consignado.

Obs: Todas as informações são fornecidas pelo agente bancário, pois ele conhece muito bem o mundo do crédito consignado, ele dará uma excelente explicação para contornar essa situação e fazer a transação realmente acontecer.

Como funciona o golpe de portabilidade?

Após a explicação do falso assessor, a vítima acreditou plenamente e teve todas as informações e foi induzida a refinanciar o empréstimo.

Diante de todos os documentos, o que se pensa ser portabilidade é na verdade mais um empréstimo, mesmo ordinário, ou seja, mais um empréstimo.

Já atendi vários casos no escritório onde essa pessoa fez um empréstimo extra achando que estava apenas fazendo a portabilidade.

E os prejuízos financeiros para essas pessoas acabam ficando cada vez maiores…

Assim que um novo empréstimo é assinado, uma quantia é creditada na conta, novamente o golpista contorna a situação e conta uma nova história.

Desta vez, ele induziu as vítimas a transferir dinheiro diretamente para o novo banco que “compra” suas dívidas para realizar a transação.

As vítimas o consideraram portátil e seguiram todas as instruções.

No entanto, percebeu que o empréstimo anterior não o havia deixado com margem salarial.

As pessoas que acabaram de cair em um golpe de portabilidade questionam o fato para os golpistas.

fonte: folha uou