Se você ainda não fez a sua declaração do Imposto de Renda 2022, saiba que o prazo final é até o dia 31 de maio. Consulte sua restituição e verifique o calendário.
Veja também:
Saque calamidade: Veja como funciona e como sacar o seu – PCiclo (primeirociclo.com)
Golpe da portabilidade: O que é, como acontece e como se prevenir – PCiclo (primeirociclo.com)
Consultar Auxílio Brasil: Agora é possível pela internet! – PCiclo (primeirociclo.com)
Mesmo com as mudanças na data de entrega do IR, a Receita Federal não alterou o cronograma de pagamento da restituição.
Os primeiros lotes de restituição serão liberados no dia do encerramento do prazo do IRPF 2022. Aqueles que entregarem a declaração primeiro receberão a restituição no primeiro lote. Porém, as pessoas portadores de deficiência ou doenças graves e professores têm preferência no pagamento.
Ademais, as declarações que necessitam de alterações passam a valer a data da alteração no sistema, assim, a posição da fila de restituição terá mudanças e, consequentemente, o contribuinte não receberá sua restituição nos primeiros lotes.
Veja como a restituição do IR 2022 é feita
A restituição é um processo feito pela Receita Federal onde o valor excedente do imposto ao longo do ano é restituído. Esses reembolsos são basicamente baseados em deduções fiscais que não se aplicam aos impostos retidos na fonte mensal.
Dessa forma, o valor real cobrado sempre será menor, portanto, as empresas, empreiteiras e setor público não sabem exatamente quanto o cidadãos estão gastando em algumas áreas como saúde e educação. Dessa forma, essas fontes de pagamento retêm o valor do imposto devido, sem deduções, e esse valor será encaminhado para o IR.
Aprenda a consultar a restituição do Imposto de Renda 2022
Se você quer saber se tem restituição do Imposto de Renda, acesse o Portal e o CAC, e vá até o “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte Federal”. Nesta Página, o contribuinte precisa digitar o CPF, código de acesso de acesso e senha ou acessar com as informações cadastradas no gov.br. Em seguida, é preciso acessar o menu “Meu Imposto de Renda”, logo após, você será direcionado para uma nova tela. Localize a função “Processamento” e clique em “Extrato de processamento” e escolha o ano de 2022 para fazer a consulta.
É um bom negócio fazer a restituição do Imposto de Renda 2022?
Após o contribuinte entregar a Declaração do Imposto de Renda, ficam esperando para receber a restituição. Por isso, quanto mais cedo fizer o envio da declaração, mais rápido irá receber o valor da restituição, que segue um calendário de pagamentos.
Mas, vale a pena antecipar o recebimento da restituição por meio de instituições financeiras que oferecem essa possibilidade?
Esta antecipação que os bancos oferecem, nada mais é do que um empréstimo pessoal, que tem incidência de juros. Dessa forma, só faça a antecipação se for para pagar alguma dívida pendente que os juros contidos nela sejam maior que o da sua linha de crédito.
Se esse não for o seu caso, espere a liberação da restituição pela receita para só depois saber o que irá fazer com o valor restituído. A seguir veja as taxas de juros cobradas.
Normalmente, os juros são menores do que os cobrados por empréstimo comuns. Dessa forma, pegar esse empréstimo pode ser uma ótima solução para pagar suas dívidas mais altas.
Quais os riscos?
A data do pagamento do empréstimo é o mesmo dia que será depositada a restituição pela Receita Federal, ou na data de vencimento do contrato com o banco, o que for primeiro.
O pagamento é realizado de uma só vez, com incidência de juros cobrados pelo banco no período de IOF.
No entanto, a Receita pode não fazer a restituição na data que o contribuinte esperava, seja por causa da declaração que será restituída em outro lote ou por conta da malha fina, que é um motivo ainda pior, visto que esse dinheiro vai demorar ainda mais do que o esperado para cair na conta. Contudo, após o contribuinte resolver todas as pendências com a Receita, o valor será restituído .
Caso contrário, será preciso pagar o empréstimo de outra forma e talvez até solicitar outro empréstimo para quitar o primeiro, o que pode acabar comprometendo ainda mais seu orçamento.
Um jeito simples de diminuir as possibilidades de cair na malha fina ou de ter que enviar uma declaração retificadora, é prestando muita atenção na hora de fazer a declaração e evitar erros.
Veja calendário da restituição do Imposto de Renda 2022
Foi prorrogado pela Receita Federal a entrega da declaração dos ganhos obtidos em 2021, que ficou para o dia 31 de maio. Veja a seguir o calendário de restituição:
O primeiro lote: dia 31 de maio de 2022
O segundo lote: dia 30 de junho de 2022
O terceiro lote: dia 29 de julho de 2022
O quarto lote: dia 31 de agosto de 2022
O quinto lite: dia 30 de setembro de 2022.
Fonte: FDR, JcConcursos
Veja mais