Essas pessoas precisam atualizar o CadÚnico: Confira!


O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é o principal instrumento do governo brasileiro para integrar as famílias de baixa renda aos programas federais. Entre eles estão a Tarifa Social de Energia Elétrica, ou TSEE, e o Benefício de Prestação Continuada, ou BPC. Ter um Cadastro Único também dá acesso ao auxílio emergencial e outros benefícios, mas é preciso atualizar CadÚnico.

Além das longas filas nos centros do CadÚnico em todo o país, o governo prorrogou o prazo para atualização dos documentos dos brasileiros. Isso aconteceu na quinta-feira, 14, quando as regras foram divulgadas no Diário Oficial.

Existem dois tipos de registros de regularização: Revisão Cadastral e Investigação Cadastral. Os processos começaram em fevereiro e atingem 8 milhões de famílias. Famílias afetadas pelo processo de registro atualizado pela última vez em 2016 ou 2017.

A não atualização das informações no cadastro de dados do Cadastro Único pode levar à suspensão e cancelamento dos benefícios. Além disso, as famílias seriam excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023 se os registros não fossem atualizados regularmente. Por esse motivo atualizar o CadÚnico é importante, além de ainda ser utilizado por estados e municípios para implementar políticas públicas.

Cada programa do Cadastro Único tem suas próprias regras de ingresso; fazer parte do Registro não permite automaticamente que os candidatos participem dos programas. No entanto, as inscrições dos inscritos devem ser avaliadas, o que é um requisito para participar desses programas.

O status do registro pode ser verificado, veja como:

O aplicativo Cadastro Único foi lançado em março por meio de seu site e canal. Por meio desse aplicativo, as pessoas podem saber se seus registros estão em Registro ou Revisão de Investigação – e o que precisam fazer para regularizar seus registros. Por esse app você pode verificar e Atualizar o CadÚnico.

A instituição beneficente Auxílio Brasil oferece dois meios de comunicação para as famílias beneficiadas. TSEE, a outra instituição de caridade, fornece um método de comunicação. As famílias podem receber notificações por meio de mensagens em suas contas de luz. Alternativamente, eles podem receber mensagens em seus extratos de pagamento de benefícios após a verificação e revisão do registro.

A comunicação fornece informações sobre quais locais visitar e quais documentos levar. Os beneficiários podem ligar para o Ministério da Cidadania no 121 se tiverem alguma dúvida.

Os beneficiários podem confirmar as informações em sua última entrevista por meio de um aplicativo. Caso necessitem alterar algum dado, deverão comparecer a um cartório para nova entrevista.

No link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/ você pode ver uma lista de endereços de cada Centro de Referência de Assistência Social de cada município, também conhecido como CRAS.

Como Atualizar o CadÚnico?

Atualizar o CadÚnico é fácil. Acesse cadunico.cidadania.gov.br ou acesse o App do CadÚnico, além de Atualizar o CadÚnico você também pode verificar os postos físicos de atendimento.

LEIA TAMBÉM:

Renegociação de dívidas pela Receita Federal: Confira o novo prazo – PCiclo (primeirociclo.com)

PEC dos Benefícios: Confira se sua família pode receber os valores  – PCiclo (primeirociclo.com)

Como solicitar online Saque calamidade Caixa? Confira  – PCiclo (primeirociclo.com)

CadÚnico exige atualização de cadastro

Os beneficiários do auxílio financeiro do CadÚnico precisam confirmar seus dados a cada dois anos. Se não o fizerem, correm o risco de perder o auxílio.

2.022 famílias que passaram por uma mudança significativa – como o nascimento de um filho ou a morte de um membro da família – precisam estar cientes. Essas informações precisam ser verificadas e possivelmente atualizadas por um grupo.

Alterar endereços, empregos e rendas exige atualizações.

Qualquer brasileiro em estado de revisão cadastral deve concluir atualizar o CadÚnico até 14 de outubro. Além de quem presenciou mudanças na situação familiar, o Ministério da Cidadania também chama qualquer pessoa com dados desatualizados de 2016 ou 2017. Esses casos são considerados urgentes.

O Ministério da Cidadania pretende ajudar as famílias mais vulneráveis. Eles aumentaram as revisões de registro desde fevereiro do ano passado devido a uma longa fila de beneficiários. Algumas pessoas à espera de benefícios reivindicam a conquista do Auxílio Brasil, por exemplo.

As bases de dados são atualizadas regularmente por meio do aplicativo CadÚnico, que permite que as famílias avaliem sua situação e determinem quais recursos adicionais precisam. O Ministério da Cidadania usa essas avaliações para ver quem ainda precisa de assistência.